Coordenador : Sílvia Maria Custódio das Dores
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 389399.2199.49858.09022023
Departamento/Setor: MND
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Serão atendidos adultos e idosos a partir de 20 anos e 60 anos de idade, respectivamente, de ambos os sexos, nos ambulatórios de Nutrição da UFF, cidade de Niterói / Rio de Janeiro. Os adultos e idosos serão encaminhados para atendimento no ambulatório de nutrição da Faculdade de Nutrição e para o ambulatório de nutrição do CRASI a partir de consultas médicas realizadas no Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP) da UFF.
Local de atuação: O atendimento dos adultos será realizado no ambulatório de Nutrição da Faculdade de Nutrição (UFF), campus Valonguinho, 8 andar, sala 810. O atendimento dos idosos será realizado no ambulatório de Nutrição da Faculdade de Nutrição, prédio do Mequinho (UFF), térreo, consultórios 5 e 6.
Objetivo
GERAL: Realizar avaliação e intervenção nutricional de idosos atendidos no ambulatório de nutrição do CRASI /Serviço de Geriatria (UFF) e adultos atendidos no ambulatório de nutrição da Faculdade de Nutrição da UFF ESPECÍFICOS i)Avaliar o estado nutricional de adultos e idosos atendidos nos ambulatórios de nutrição da UFF; ii)Investigar o consumo alimentar de adultos e idosos atendidos nos ambulatórios de nutrição da UFF; iii)Avaliar exames laboratoriais e uso de medicamentos relacionando ao estado nutricional de adultos e idosos atendidos nos ambulatórios de nutrição da UFF; iv)Fazer a intervenção nutricional (quando necessária) e propor alternativas saudáveis para mudanças de hábitos de adultos e idosos atendidos nos ambulatórios de nutrição da UFF; v)Realizar a orientação nutricional de grupos específicos de adultos e idosos atendidos nos ambulatórios de nutrição da UFF.
Resumo
Atualmente observa-se um aumento da prevalência das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) nos idosos. Havendo, nos últimos anos, um aumento da incidência de DCNT em populações mais jovens, sendo uma das principais causas de morte evitável no mundo, influenciadas por dietas ricas em gorduras, tabagismo e baixo nível de atividade física, fatores estes, que vem aumentando juntamente com a expectativa de vida. Tal fato faz das doenças cardiovasculares, o principal problema de saúde da população. O objetivo deste projeto de extensão é realizar a avaliação nutricional e metabólica de adultos e idosos que apresentam doenças crônicas, tais como obesidade, hipertensão e dislipidemia. Os idosos serão atendidos no ambulatório de nutrição do Centro de Referência e atenção à saúde do idoso (CRASI) - Serviço de Geriatria (UFF) e de adultos atendidos no ambulatório de nutrição da Faculdade de Nutrição da UFF, incluindo avaliação antropométrica, composição corporal, exames laboratoriais e aplicação de inquéritos alimentares. Após avaliação será realizada a intervenção para cada caso conforme a necessidade.